Nossa História
Próximo da celebração de 25 anos de seu sacerdócio (1969-1994), Padre Luiz Facchini começou a perguntar-se: “que fato, que acontecimento deveria assumir e desencadear como marco principal dessa comemoração, dessa celebração?”. E essa indagação, culminou em três projetos que vinham para responder a três grandes clamores populares:
-
“Projeto das cozinhas comunitárias” para proibir que a criança passe fome.
-
“Projeto abrigo” para proibir que a criança fique abandonada.
-
“Projeto Cidadão do Futuro” para proibir que os adolescentes (meninos e meninas) dos 8 aos 16 anos vivessem na ociosidade.
Graças ao espírito solidário de muitas pessoas, como o casal suíço Paulinho e Martinha Fischer-Zingg (Pauli Madi), seus padrinhos de missa solene e também o apoio de muitos outros, Padre Luiz Facchini comprou o terreno, juntou suas finanças e construiu a Fundação Pauli Madi Pró Solidariedade e Vida no bairro Itinga, em Joinville, Santa Catarina.
Portanto, a entidade foi fundada em 05 de outubro de 1994 no município de Joinville/SC por iniciativa do padre Luiz Facchini, que ao completar seus 25 anos de vida sacerdotal assumiu o compromisso de “não permitir que as crianças passem fome”. Posteriormente, a instituição foi renomeada para Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida.
Nos anos 90, a Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida chegou a ter 34 cozinhas comunitárias ativadas em Joinville e região, atendendo às crianças com um bom almoço, número que chegou à casa das 4 mil refeições diárias por alguns anos.
Em 05 de setembro de 1997 foi fundada a cozinha comunitária do Jardim Edilene em Joinville, atendendo a população em situação de vulnerabilidade social com refeições diariamente.
Dezenas de crianças em situação de risco foram encaminhadas ao abrigo da Fundação pelos conselheiros tutelares de toda a região para o “Projeto Cidadão do Futuro”. Centenas de crianças e adolescentes frequentaram as oficinas de Informática, Música, Desenho, Basquete, Futsal, Violão, Pintura, Teatro, Dança Urbana, Canto, Artesanato, dentre outras.
No 20° aniversário, em 2014, a Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida mantinha ainda 9 cozinhas comunitárias, com 800 refeições/dia, atendendo a mais de 300 crianças e adolescentes com o “Projeto Cidadão do Futuro” e, na medida do possível, atendendo às 9 aldeias dos irmãos guaranis, estabelecidos na região.
Em 2014, o “Projeto Cidadão do Futuro” foi ampliado para o bairro Paranaguamirim, na cozinha comunitária do Jardim Edilene, com o apoio do Rotary Clube (construção do ginásio) e do Sr. Clayton Salfer (doação dos novos computadores para a Oficina de Informática), ampliando o número de crianças e adolescentes atendidas pela Fundação.
Em março de 2018, Padre Luiz Facchini, fundador e presidente da instituição falece. Neste momento, a Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida estava numa crise financeira, com dificuldades para continuar seu trabalho e com mudanças na equipe de diretora. Assume então, em novembro de 2018, a nova gestão da Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida, tendo o Padre Fabio Almeida como presidente do conselho curador, Juscelino Pio de Araujo como diretor executivo, Claudete Teresinha Berté Cando como presidente administrativo financeiro e Rita Bertina Shulz como presidente do conselho fiscal. Com a nova diretora, buscou-se resolver as problemáticas a qual a entidade se encontrava, ou seja, organizar as questões financeiras, reestruturar o quadro de profissionais e manter o atendimento e projetos às crianças, adolescentes e suas famílias.
A partir da importante Lei nº 8.069 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a entidade entende que é necessário criar novas estratégias para lidar com o processo de evolução política e questões econômica e social as quais demandam a capacidade de atender e articular ações no âmbito da proteção social de crianças e adolescentes. De acordo com o art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990):
“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Com isso, a Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida buscou sempre aprimorar e ampliar os seus serviços para atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais complexa e que se apresenta com diversos desafios de modo a intervir para que os direitos possam ser efetivados.
Dentro dessa perspectiva, a entidade adotou como eixo de intervenção prevenir fatores de risco a que crianças e adolescentes se veem expostos ao viverem no contexto de vulnerabilidade social, pobreza, violência, tráfico de drogas, abuso sexual, criminalidade, maus tratos, trabalho infantil e outros fatores consequentes do cotidiano da vida familiar.
Uma das propostas de intervenção é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com parceria firmada com a Prefeitura de Joinville, que contempla oficinas de convivência, recreação, esporte, informática e música, destinado às crianças e adolescentes, além de ser um trabalho social referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Outro Projeto complementar em andamento, com parceria firmada com a SECULT, Fazendo Arte que envolve atividades que desenvolvam técnicas artesanais em Patchwork e técnicas artesanais em feltro, entre outros que possibilitem a prática e a vivência da arte como forma de desenvolver habilidades, trabalhar a criatividade e sua capacidade produtiva das crianças e adolescentes.
Atualmente, a Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida atende em média 220 crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, de forma direta, nas duas unidades e indiretamente, 880 indivíduos. São oferecidas duas refeições por período e as oficinas socioeducativas de segunda à sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, além do trabalho e atendimento realizado com as famílias.